sábado, 22 de janeiro de 2022

Android se resume a isso.


Descrição da imagem:Arte contendo uma parte recortada de minha home com tons rochos e néon, ao centro uma miniatura dos três botões do Android e o botão de acessibilidade
Recentemente publiquei um artigo aqui no blog tratando da usabilidade e curva de aprendizado em leitores de tela com apenas uma das mãos, Clique aqui para ler o artigo,um tema que de certa forma perneia boa parte dos conteúdos que imagino e crio por aqui.
Pensar a acessibilidade de maneira a diminuir barreiras também é pensar a acessibilidade enquanto ponte entre mundos diferentes.
Nesse sentido a tecnologia tem ajudado muito, principalmente quando nos empenhamos em fazer bom uso dela.
Uma outra característica que me atrai quando penso em acessibilidade são os conceitos de simplicidade e fluxo., características que nos remetem ao Android, é claro.
Se você parar para pensar tudo no Android se resume há três botões, a saber, o botão voltar, o botão home e o botão de aplicativos recentes, pois bem, agora some a esses botões o gesto de abrir a grade de apps e quase tudo que se faz no Android está aí, resumido a apenas três botões e um gesto.
Simples não é mesmo?
A grande questão é que nós, usuários de leitores de tela, sempre utilizamos gestos e nem sempre esses gestos foram ou são tão simples, senão vejamos.
Você precisa de duas mãos e dois dedos para abrir sua grade de apps?
Talvez sua resposta seja sim e talvez você ache que isso se justifique, afinal de contas você usa leitores de tela, mas será mesmo?
Dependendo da Launcher que você estiver utilizando, é possível habilitar o botão da grade de apps e a partir daí utilizar os demais gestos para adicionar as funções correspondentes aos três botões já citados acima.
Somente essa manobra já te cadastra a utilizar seu dispositivo com uma maior desenvoltura, chegando bem perto de uma utilização convencional do sistema.
Sua característica de pessoa com deficiência visual é respeitada mas o impacto de sua limitação física é praticamente zerada.
Nada mal não é mesmo?
Mas o grande barato vem agora.
Com as novas atualizações do TalkBack é possível atribuir um gesto a mais para a grade de apps, sim isto mesmo, agora é possível transformar tudo em gestos, mais que isso, agora é possível transformar tudo em gestos simples e a possibilidade de atribuir um gesto a grade de apps muda muito esse aspecto de navegabilidade no Android.
É imprecionante como a mera atribuição de uma função a um gesto pode simplificar e agilizar tanto a utilização de um sistema.
Acompanhe no vídeo abaixo uma demonstração na prática e se você curtiu o lance, abaixo do vídeo tem um tutorial te mostrando como configurar o mesmo mapa de gestos utilizado na demonstração.



Antes de por a mão na massa segue alguns dados de meu Hardwere e softwere.

Aparelho:
Galaxy A30

Versão do Android:
11

Versao do TalkBack:
13.0.02.

Tutorial

1 Faça o gesto do menu do TalkBack.
2 Vá até personalizar gestos.
3 um dedo:

Deslizar para cima, Controle de leitura anterior.

Deslizar para baixo, Próximo controle de leitura

Deslizar para a esquerda, Mover o foco da navegação para trás ou ajustar o controle de leitura para cima

Deslizar para a direita, Mover o foco da navegação para frente ou ajustar o controle de leitura para baixo

4 gesto de vai vem com um dedo

Deslizar para cima e depois para baixo, Focar no último item na tela

Deslizar para baixo e depois para cima, Focar no primeiro item na tela

Deslizar para a esquerda, depois direita, Rolar para trás

Deslizar para a direita, depois esquerda, Rolar para a frente

5 dedo em angolo

Deslizar para cima e para a esquerda, Início

Deslizar para cima e para a direita, Todos os apps

Deslizar para baixo e para a esquerda, Voltar

Deslizar para baixo e para a direita, Abrir o menu do TalkBack

Deslizar para a esquerda e para cima, Visão geral


Descrição da imagem: print dos menus do TalkBack onde estão as opções que aparecem acima


Algumas observações finais:

Note que ainda vai sobrar mais três gestos na sessão ' um dedo em angolo', fique a vontade para fazer o que quiser.
Note também que além de serem gestos simples e que podem ser feitos com apenas uma das mãos, eles também são todos gestos conhecidos e feitos com apenas um dedo.
Se você for usuário de Jieshuo ou outro leitor de telas, certamente vai conceguir transpor esse mapa de gestos para o seu leitor, desde que seu leitor t permita atribuir algum desses gestos a opção grade de apps que também pode ser  encontrada com o nome todos os apps.

Agora é só configurar e praticar.

Não deixe de conferir os conteúdos relacionados à digitação que gerei recentemente, em breve posto mais conteúdos envolvendo exercícios e técnicas de digitação e gestos pra você ficar ainda mais fera em seu Android.


 

Confira artigo do blog sobre digitação clicando aqui

 







2 comentários:

  1. É verdade neimar com essa nova atualização do talkback da para atribuir jestos para várias coisas, eu uso a versão 12.1 eu só não consigo atribuir jestos no censor de impressão digital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o Talkback 13 da Samsung e as opções referentes a biometria saíram

      Excluir

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...