Em tempos em que a privacidade é a proteção de dados estão em palta, utilizar um bom teclado focado nessas opções é fundamental.
Existem muitos teclados que preenchem os requisitos de segurança e privacidade mas são poucos que além disso ainda são bem acessíveis aos leitores de tela.
Em outras épocas era mais difícil encontrar ferramentas que consegui sem reunir, ao mesmo tempo, todas essas características juntas em uma única aplicação mas isso está cada vez mais relegado há um passado, hoje, uma boa pesquisa de ária pode render muitas pérolas ao longo do caminho e esse é o caso do OpenBoard, um clássico entre fazedores de root mas um quase desconhecido entre os deficientes visuais.
Um erro que este humilde blog pretende ajudar a corrigir.
O OpenBoard é sem dúvidas uma excelente opção que além de tudo isso ainda é livre e de código aberto, uma camada protetora a mais que você pode utilizar aí em seu dispositivo.
Infelizmente algumas funções com as quais você está habituado em teclados mais convencionais não vão ser encontradas por aqui, uma reflexão sobre perdas e ganhos que só você pode fazer, porém, é importante que você não perca de vista a função da ferramenta que você está utilizando, pois, se por um lado esse teclado não te oferece tantas previsões aceetivas, por outro ele não vai ficar promovendo fluxo de dados.
Menos opções e apetrechos, mais fluidez e segurança.
Agora pense comigo, de que adianta seu mensageiro ter criptografia de ponta-a-ponta se todos os seus dados de digitação já foram enviados via rede pelo seu teclado?
Interceptado antes mesmo de chegar a criptografia indo parar fresquinho no servidores dos desenvolvedores dos seus software de digitação.
Só aguardando para, no mínimo, divulgar seus dados em algum outro próximo grande vazamento noticiado por ai.
Fatos que inclusive costumam ser muito minimizados por algumas empresas, não é mesmo?
Obviamente que não estou sugerindo que você deixe de utilizar o softwere daquela Big Tech que você gosta, eu mesmo utilizo um desses, o que quero mesmo é chamar sua atenção para a importância dessas preocupações e te mostrar que você é livre.
Livre inclusive para optar e alternar com sabedoria entre um e outro caminho.
Agora teste o OpenBoard clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário