segunda-feira, 23 de maio de 2022

#3 Ativando o painel de controle



descrição da imagem, fundo preto com a frase em letras brancas, ativando o painel de, e em letra amarelo a palavra controle, e em letra vermelha, gnome orca, a direita a baleia, símbolo do leitor, fim da descrição
Ativando o painel de controle do Orca, arte, Neimar Borges da Silva blog tts supremo

Agora que já tratamos das muitas maneiras de se ativar  o Orca, vamos nos utilizar das mesmas dinâmicas também para ativarmos  o seu painel de controle, um recurso que vai ser fundamental, inclusive para nos livrar de alguma eventual encrenca na qual a gente venha a se meter  por estar nos aventurando nos muitos sistemas baseados em Linux existentes por aí.

Assim sendo, os procedimentos que vamos replicar agora são os seguintes:

1 Atalho.

2 Executar.

3 Terminal.

Note a ordem na qual coloco essas opções relacionadas ao acionamento do painel de controle do Gnome Orca.

Assim como recomendei que se seguisse a ordem que sugeri para se chamar o leitor, recomendo agora que também se siga essa ordem de tentativas para se chamar o seu painel de controle.

Ocorre que diferente do procedimento para se ativar o Orca, aqui, com o leitor de telas já falando dificilmente você vai ter problemas para saber se o painel está ativo ou não.

Portanto sigamos a ordem.

 

O Orca + Barra de espaço:



descrição da imagem, vista do painel de controle no Atividades, fim da descrição
Painel de controle do Orca no Atividades, arte, Neimar Borges da Silva blog tts supremo

 

:Eis o atalho para se chamar o painel de controle do leitor de telas Orca, que é composto da sua tecla modificadora mais a barra de espaço e caso você não saiba nada sobre teclas modificadoras, não se preocupe, elas vão ser tema presente em breve por aqui.

Por hora é importante que você entenda que essa tecla padrão do Orca é determinada pelo leiaute do seu teclado, ou seja, se o leiaute for de desktop, a tecla vais ser Inserte e se for de laptop, a tecla vai ser o caps lock.

Familiar não é mesmo?

Ocorre que nem sempre o atalho chama o painel de pronto, as vezes é preciso que se tecle a tecla Super para se entrar no panorama de atividades e fazer o atalho por ali, ou seja, como você chamou o painel de controle do Atividades, você vai ter que dar um Esc. para sair do atividades para, aí sim, cair com o foco no painel.

Manobras que vão inclusive te ajudar a determinar, desde o quão o sistema está bem-feito, até o quão acessível o sistema  está.

Um leitor de telas, por suas características, pode fazer leituras até mesmo  a nível de código, e isso pode muitas vezes revelar erros que são a princípio invisíveis aos olhos de quem desenvolve, perceba que tanto quando o leitor lê,  quanto quando ele não lê, o  conhecimento está sendo dado por ele.

Portanto fique atento.

 

Menu executar



descrição da imagem, menu executar aparecendo com o comando orca item s digitado, fim da descrição
Orca no executar, arte, Neimar Borges da Silva blog tts supremo

 

Imaginando que através do atalho convencional você não tenha conseguido chamar o painel de controle do Orca, podemos tentar trazer esse recurso através do executar, utilizando as teclas ALT + F2.

Nele o leitor vai te avisar que você está em um campo de edição e se estiver tudo de acordo , digite o comando orca -s, ( orca espaço item s, tudo em minúsculas), e dê Enter.

 Se tudo correr bem o painel vai estar diante de você, caso contrário, as recomendações feitas com relação ao executar no capítulo anterior também valem aqui.

Obviamente que como já sabemos que o Leitor está presente na distro a qual você possa estar testando, os motivos para que o painel de controle não surja, podem estar mais ligados ao sistema ou até mesmo ao seu hardwere do que propriamente ao Orca, de maneira que precisamos então nos virar com a possibilidade de chamar o recurso de uma outra maneira.



O terminal


descrição da imagem, tela tô terminal com o comando orca -s, fim da descrição
Orca-s no terminal, arte, Neimar Borges da Silva blog tts supremo


Sim, exatamente isso, também é  possível se chamar o painel de controle do Orca através do terminal, assim como outras informações sobre o leitor que também conseguimos extrair por aqui 

Para tanto basta abrir um terminal e digitar o comando orca -s, ( orca ifen s, tudo em minúscula(, ou seja, o mesmo comando digitado no executar só que agora sendo digitado numa tela de terminal.

A medida em que você for se aprofundando e utilizando Linux, muitas coisas que a principio pareciam complexas vão ficando mais simples e seus receios vão ficando cada vez menores.

Acompanhe o vídeo sobre esse capítulo e não esqueça de conferir as referências no final do artigo.

 



Vamos agora para algumas referencias rápidas.



Capítulos  anteriores::

 

Capitulo1  

Capitulo 2 

 

Pagina do Orca aqui.

Playlist sobre o Orca aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...