sábado, 26 de março de 2022

#2 Executando o Orca


descrição da imagem, fundo preto com a frase executando o Orca em letras brancas, ao lado do texto a baleia e abaixo de tudo, escrito em letras vermelhas o texto, gnome Orca, fim da descrição
Agora é chegado o momento  de iniciarmos o seu leitor de telas Orca pela primeira vez em seu mais novo sistema operacional baseado em Linux.
Para abordarmos essas questões de arranque, quero levar o maior número de casos possíveis em conta, visto que, em Linux, o nomadismo digital é uma prática bem comum, e para tal, é preciso saber verificar se o Orca está ou não no sistema que você quer usar ou conhecer.
Existem 4 (quatro) formas iniciais para se chamar o Gnome Orca e a partir de agora vamos ver cada uma delas e seus casos mais comuns de uso.


1 Atalho padrão.
2   Menu de acessibilidade.
3 Executar.
4 Terminal.

Perceba a ordem em que essas opções estão, pois são, em meu ponto de vista, a ordem correta de tentativas de início e é por esta razão que recomendo fortemente que você as siga.
Nesta ordem levo em conta os níveis de facilidade e conhecimentos necessários para que você possa fazer um bom uso de seu sistema, sempre observando o grau de entendimento que você tem dele e principalmente do seu leitor de telas.
E agora que essas opções já foram devidamente enumeradas, vamos dispor sobre cada uma delas em específico.

O ALT + Super 


descrição da imagen, tela inicial do gnome, papel de parede vermelho com a frase alt + super + s no centro, fim da descrição



O Alt + Super + A letra s é o atalho padrão para se ativar e desativar o Orca, em condições normais ele sempre vai chamar o leitor, porém, é importante avaliar bem alguns casos.
Geralmente nas distribuições recomendadas nesse blog, o Orca costuma surgir de pronto mas é importante se ter paciência diante de um primeiro acionamento pois, quando um sistema está sendo iniciado, existem muitos processos sendo carregados, portanto, de novo, paciência.
Pode acontecer também de você estar utilizando o sistema e ter que desativar o leitor por alguma razão e ele depois não voltar mediante o uso da combinação de teclas de atalhos.
Nesses casos pressione a tecla Super para entrar no panorama de atividades e faça novamente a combinação de teclas que o Orca vai voltar.
Não se esqueça de que para fazer corretamente essas combinações de teclas a CapsLook não pode estar ativa.
Assegurados a exatidão de todos esses procedimentos você vai conseguir ativar e desativar o Orca sem mais problemas nas situações mais instáveis e triviais do seu dia a dia.


O menu de acessibilidade 


descrição da imagen, menu de acessibilidade sendo exibido na barra superior do gnome, ele é em formato de lista e contem todas as ferramentas de acessibilidade do sistema, fim da descrição


Enumerado no inicio desse artigo, o menu de acessibilidade do Gnome pode também ativar e desativar o Orca.
Se você fez o atalho para a ativação do leitor, o menu de acessibilidade do Gnome foi ativado junto.
Localizado por padrão a direita da barra superior do Gnome, este menu pode ativar e desativar todas as opções de acessibilidade dessa interface gráfica.
Com o mause basta clicar no ícone de acessibilidade e ligar ou desligar nos interruptores na opção desejada, já com o teclado, estando no desktop, pressione as teclas Control + Super + Tab para ir para a barra superior do Gnome, depois vá com setas até ouvir o leitor falar acessibilidade, dê barra de espaço em cima dela e depois navegue até a opção que deseja e dê barra de espaço para ativar ou desativar qualquer recurso desejado.
Note que este menu também desaparece quando você desativa o Orca com o comando Alt + Super + s, se você quiser manter o menu sempre ativo, você deve ir até as configurações do Gnome, descer até acessibilidade e ativar o menu por lá.
Bacana né?
O mesmo atalho que ativa e desativa o o leitor de telas, também ativa e desativa o menu de acessibilidade.


Executar 


descrição da imagem, menu executar no centro da tela, ele é uma pequena janela que contem um campo de testo, ao aparecer o menu tambem aplica um efeito de escurecimento de tela em todo o mais que fica ao redor do executar, enfatizando assim o recurso, fim da descrição




O Executar é uma pequena janelinha que contém Atenas um campo de edição que serve para darmos comandos.
Ele é ativado com as teclas alt + F2.
Utilizamos geralmente o executar para chamar o Orca em muitas situações, principalmente naquelas em que o Alt + Super + s não responde.
Ha casos em que você poderá estar tendo que trabalhar com layouts diferentes de teclados e chamar o Orca pelo executar pode ser interessante para não haver conflitos, uso muito esses recursos quando estou em maquinas virtuais, por exemplo.  
Uma manobra realmente muito útil, principalmente se você está testando uma distribuição a qual a existência do leitor de telas seja uma dúvida.
O Executar também costuma ser utilizado para se chamar o menu de configuração do Orca, ação que será descrita nos próximos capítulos, por hora vamos aprender a chamar o leitor com o executar.
1 Pressione alt + f2.
2 No campo de edição digite apenas "orca" com letra minúscula e sem as aspas.
Se tudo der certo o leitor vai ser ativado como se você tivesse pressionado as teclas padrão de ativação do Orca.
 Se não ocorrer nada é bom levarmos em conta algumas circunstâncias:
Se você for do time da cegueira total, procure se certificar de que o executar está abrindo e que a palavra Orca está sendo inserida corretamente no campo de edição.
Lembre-se de que até que o Orca seja acionado você vai estar navegando sem orientação alguma, supondo circunstâncias as quais você esteja sozinho (a), procure ter sempre a mão nessas horas um bom softwere de reconhecimento de objetos e textos em seu celular.
Estando tudo certo e o leitor ainda não aparecer, podemos proceder com uma forma mais extrema para se confirmar a existência ou não do leitor no sistema ao qual você está testando.

Terminal 


descrição da imagem, uma janela de terminal no centro da tela onde se le, dentre outras informaçoes, a palavra orca, fim da descrição


 O Terminal é a última estância a qual iremos recorrer para verificarmos a instalação do Orca em dado sistema.
Uma última carta na manga a qual utilizamos depois que tudo já foi tentado.
Esse tipo de teste precisa acontecer assim pois nem todas as distribuições mencionam quando excluem o Orca e as vozes de seus pacotes iniciais, obviamente que a leitura da documentação pode te poupar desse trabalho, no entanto, esse teste ajuda a confirmar o que eventualmente não contar na documentação da distro 
Existem várias maneiras de se chamar o Terminal, para fins de universalização vamos adotar nesse trecho da apostila o seguinte procedimento:

1 Pressione a tecla Super para entrar no Atividades.
2 Comesse a digitar terminal, t, e, r, m, antes de por a letra i, o terminal já vai estar aparecendo, dê Enter para abri-lo.
3 agora digite apenas "orca" com letras minusculas e sem as aspas.

A partir desse momento podem acontecer algumas circunstâncias, o Orca pode abrir normalmente ou pode abrir falando em outro idioma.
Pode acontecer também de o leitor abrir com uma voz muito estranha ou até mesmo em Mandarim, tudo vai depender da distribuição que você estiver testando.
Se nada acontecer ainda é possível que o Orca esteja lá mas sem nenhuma voz, por essa razão é muito importante que você faça o escaneamento da tela de seu computador com seu app de preferência em seu celular, alias, todas essas circunstâncias mencionadas aqui no Terminal podem ocorrer também no executar mas vai ser no terminal que essas informações ficarão mais explicitas
Ao se constatar a não existência de mecanismos e vozes você poderá iniciar a instalação desses pacotes pelo próprio terminal, uma manobra bem mais avançada que requer conhecimento e prática, principalmente do time da cegueira total já que vai estar fazendo esses movimentos   literalmente às cegas.
Supondo que tudo tenha corrido bem e o Orca iniciar, fique atento ao fato de que o leitor foi aberto em uma sessão de terminal, logo ao se fechar o recurso o processo do Orca é fechado com ele.
Para utilizar uma outra expressão que vai aparecer mais vezes por aqui, ao se fechar o terminal você mata os processos do Orca junto.
Muito interessante não é mesmo?
Portanto se certifique de fazer tudo o que você precisa para só então finalizar o programa, você pode, ao ativar o Orca pelo terminal, deixar o recurso minimizado e utilizar o sistema normalmente até concluir suas tarefas.
Abaixo segue o video do canal tratando desse capitulo, apos o video seguem alguns links importantes para te ajudar a se aprofundar no Orca.
 

  

Referencias
 
 
Vamos agora para algumas referencias á esse conteúdo:
 
 
Documentação do Orca aqui

Playlist desses conteúdos sobre o Orca aqui

Playlist sobre Gnome aqui

Em breve artigo sobre reconhecedores, por hora fiquem com alguns vídeos de minha playlist sobre câmeras clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...