arte, Neimar Borges da Silva blog tts supremo |
Um conteúdo que está chegando em texto com muito atraso em relação ao que já foi postado em vídeo mas que felizmente está chegando.
E de novo mil perdões pelo atraso.
Aqui vou colocar os conteúdos suplementares relacionados à esse importante leitor de telas, uma excelente oportunidade para que você amplie ou aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre informática e tecnologia.
Cada vídeo vai ganhar um link para seu capítulo devidamente postado aqui no blog do TTS Supremo, demais referências cujos links estejam nas descrições dos vídeos também vão ser replicadas por aqui.
A ideia é mais lá na frente gerar uma apostila ou talvez até quem sabe um livro, vamos ver.
Neste texto introdutório gostaria de aprofundar com vocês sobre o porque de ser tão importante assim conhecer Linux.
Porque aprender Linux?
O Linux está presente nas mais importantes Big techs, estações espaciais, bancos, governos, micros, médias e grandes empresas, uma unanimidade em segurança e servidores cuja presença no mundo é avassaladora e é bem provável que você esteja segurando um aparelho Android com Kernel Linux enquanto lê esse texto agora.
Ele também está presente em dispositivos de Internet das coisas, carros autônomos e em uma série de tantas outras árias como hospitais e universidades, uma presença tão intensa que faz com que o Linux, ao ser visto dessa perspectiva, seja maioria.
Um estado de coisas bem diferente do que o que provavelmente andam te falando por aí.
Existe uma revolução em curso nos mares da informática e se você é usuário de leitor de telas, precisa aprender a se integrar a esse ecossistema marinho e isso significa dizer que você precisa aprender um pouco sobre baleias.
Porque aprender sobre o Orca?
O Gnome Orca é um leitor de telas que roda em ambientes GNU Linux e atualmente está sob os cuidados do projeto Gnome.
O projeto Gnome é uma interface gráfica que teve um papel muito importante no passado da acessibilidade no Linux, suas iniciativas foram tão marcantes que surtem efeitos em nosso meio até os dias de hoje.
No final de 2006 o brasileiro Cleversom Uliana implementou as regras para que o eSpeak passasse a falar o português do Brasil e a partir de 2007 já era possível utilizar Linux efetivamente com leitor de telas em pt-br.
Não dá para esquecer o papel fundamental que a tradução do Orca teve nesse contexto, principalmente pelo fato de termos um colega com deficiência visual acessorando tudo, o Baiano Tiago Melo.
Acho fundamental citar também o papel extremamente importante do Ubuntu nesse contexto pois, esse sistema operacional foi o primeiro a traser acessibilidade para os cegos, tanto no acesso em modo live, quanto na instalação propriamente dita, mérito que as demais plataformas proprietárias ainda levariam alguns anos para alcançar, aliás existem coisas que ainda não se pode fazer com elas por motivos óbvios até os dias de hoje.
Você já utilizou o Windows ou o Mac OS em um pen-drive?
Já testou esses sistemas em um disco?
Para puder opinar sobre softwere livre e softwere proprietário você precisa ter vivência neles.
Como você vai pensar em soluções de acessibilidade para linux se você só souber usar Mac?
E se sua empresa, por questões de segurança, preferir o Linux e você só souber usar Windows?
O que você vai fazer se um dia, em algum concurso público, você não souber responder uma simples questão sobre GNU?
Eu poderia enumerar aqui mais outras tantas razões para você aprender sobre Orca, porém, acho que no fim das contas o conhecimento já trás em si todas as suas razões de ser.
Acompanhe abaixo o vídeo introdutório e depois siga no artigo para os links de referência desse primeiro capítulo.
Vamos agora ha algumas referencias relacionadas a esse conteúdo introdutório.
Primeiramente acesse a pagina do Orca dentro do site do projeto Gnome Bem vindo ao Orca
Playlist sobre o Orca no canal Gnome Orca
Playlist do canal sobre Gnome
Playlist do canal sobre Ubuntu
Playlis do canal sobre o Pop OS
Vídeo tratando do leitor de telas sob a perspectiva do projeto Gnome aqui
Vídeo do canal para iniciante TTS recomenda 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário