sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Contextos no Talkback 13


Descrição da imagem, as 4 telas de configuração do TalkBack correspondentes as funções abordadas no texto,
Por Neimar Borges da Silva
Menus de contextos são nossos velhos conhecidos e se você já utilizou algum gerenciador de arquivos popular, já deve ter se deparado com algum deles.
Geralmente quando falamos em menus de contexto, lembramos automaticamente domeno de contextos do Windows Explorer, porém, se você for uma pessoa atenta já deve ter percebido que esse tipo de função transcende o gerenciamento de arquivos e acaba se estendendo por várias regiões dentro de um sistema operacional.
Já faz algum tempo que o talkback vem trabalhando esses recursos de contexto inteligentes e nas versões mais recentes do leitor isso foi aprimorado ainda mais.
A grande questão é:
Será que esse recurso está funcionando bem?
Vou dividir com vocês minhas experiências e impressões nesse texto mas já adianto que não vai ser fácil.
Primeiramente vamos procurar intender a mecânica do funcionamento da coisa toda.
Na verdade a ideia por traz da dinâmica é bem simples e se resume a basicamente não mostrar opções para coisas que não estão lá.
Legal né?
Baita conceito!
Agora imagine que você encontrou um botão que não está etiquetado, em condições instáveis, o TalkBack então reconhece essa característica e ao ser acionado, oferece a opção para que a etiquetagem seja feita.
Ou seja, em softweres que não tenham essa característica essas opções não vão aparecer e isso faz todo o sentido, não é mesmo?
Existem outras circunstâncias nas quais esses contextos inteligentes aparecem, vejamos todos os casos acompanhados da descrição que encontramos dentro do próprio TalkBack.

1 Ações, Aparece quando ações personalizadas existem para o item atual

2 Opções de edição, Copiar, colar, selecionar e mais. Aparece quando você seleciona uma caixa de texto.

3 Navegação da página, Ir para a próxima página ou a anterior. Aparece quando você está lendo conteúdo com várias páginas.

4 Adicionar ou editar etiquetas, Aparece quando você seleciona um item sem etiqueta

5 Idioma falado, Mudar o idioma falado. Aparece apenas quando você tem vários idiomas de conversação de texto em voz instalados.


Agora para chegar às índias, proceda da seguinte maneira:

1 Descreva em sua tela o L padrão do TalkBack.

2 vá até as configurações do leitor.

3 Navegue até chegar em personalizar menus.

4 Varra para percorrer por todas as opções.

Perceba que acima eu utilizo a expressão " condições instáveis", pois então, o nível de eficiência desses recursos estão diretamente ligados ao quão acessível o app é, o que nos remete há um problema bem antigo, a não adequação às normas e padrões universais de acessibilidade por parte de quem quer que se disponha a oferecer produtos e soluções no âmbito digital e físico.
Por mais que você tenha ferramentas poderosas para etiquetar seus botões, se a solução não for acessível não tem papo!
Se você tem o hábito de etiquetar seus softwere, já deve ter se deparado com botões sem etiquetas, que emitiam essa informação mas que na hora de fazer o procedimento, a frase " não editável" te barrava.
Felizmente essas más práticas vem diminuindo a ponto de isso já não ser um grande problema, porém, apps sem etiquetas ainda tem por aí aos montes, o que nos leva há uma próxima questão.
Se esses contextos inteligentes do leitor só surgem quando devem, quem me garante que ele esteja fazendo o correto reconhecimento?
Não seria melhor que todas essas opções estivessem sempre a mão?
Não estaria o usuário a mercê da competência do leitor, tendo sua liberdade de escolha reduzida?
Particularmente gosto desse tipo de abordagem de contexto, acho que elas ajudam a dar mais polimento, despoluindo o programa com uma série de opções que você só vai ter que utilizar quando for o caso, ainda assim, acredito que as respostas para essas perguntas são dúbias, explico:
Quando pensamos no ponto de vista do leitor, não existe motivo algum para desconfiar da eficiência do TalkBack ao extrair toda e qualquer informação dos programas, o Talkback tem um problema sim de fluidez, um problema que geralmente incomoda quem quer fazer um uso mais avançado do Android, e ainda assim, certos usos ainda são perfeitamente possíveis.
O grande problema mesmo está nos códigos dos programas que estão sendo lidos e na dependência que o próprio TalkBack tem dessas informações.
Não acho que um menu recheado de opções que você só vai usar vez por outra seja a melhor resposta, até porque se fosse, o Linux, o Mac OS e o Windows já teriam abandonado essa abordagem de menu de contexto  há muito tempo, contudo, aprimorar é preciso. 
Confira abaixo no vídeo uma exposição maior desses casos para aprofundarmos ainda mais esse meu bate papo sobre contextos inteligentes e seus prós e contras.







É aí, você costuma utilizar esses recursos?
Encontrou algum aspecto que mereça réplica?
Ficou com dúvidas?
Utilize a sessão de comentários aqui do blog para deixar seus pontos de vista e qualquer coisa estamos ai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...