segunda-feira, 12 de abril de 2021

Gnome 40 minha experiência e minhas sugestões


Recentemente lançado, o Gnome 40 já vem causando muita expectativa no mundo livre com suas mudanças e implementações, existem várias modificações programadas, inclusive com relação a layouts e afins.
Essas expectativas também se aplicam a acessibilidade pois existem muitas promessas de melhor compatibilidade a partir do GTK4, ainda assim, velhos erros grotescos ainda estão presentes na interface que agora foram, infelizmente, agravados apartir dessa  nova versão.
O que relato agora está baseado nos testes que fiz do Gnome 40 no beta público doFedora 34 e este texto está sendo escrito na manhã  do sábado 03 de Abril de 2021, ou seja, após o lançamento oficial do Gnome 40 mas sem haver uma distro  trazendo Ele oficialmente ainda.
Uma outra observação que julgo importante fazer é que as questões que pretendo levantar dizem respeito apenas ao Gnome 40 e não ao Orca ou a outro recurso específico de acessibilidade, ok?
É importante frisar que meus testes são meus e que outros colegas relataram diferenças não só no fato de terem testado em máquinas reais quanto de terem também testado o Gnome 40 em outras distros, ainda assim, acho importante deixar este conteúdo aqui já que ele demonstra o padrão que está sendo adotado no Fedora, o que significa dizer que está muito próximo do próprio ideal do Gnome. Outra observação que considero importante fazer é que além de estarmos no início desse novo Gnome, a distro em questão é uma beta rolando em uma máquina virtual, ou seja, este texto não trata de verdades absolutas, e sim, de contribuição a um projeto extremamente importante.

Atalhos

Qualquer review que você assistir, desde os mais técnicos até as análises de fãs, todos vão enfatizar o quão ficaram bem implementadas as navegações baseadas em mouse e touchpad, porém, será que o mesmo se aplica a navegação via teclado?
Ao precionarmos determinados comandos no teclado, estamos adquirindo um conhecimento ainda mais profundo da interface de um sistema, um conhecimento que vem da navegação via teclado, que aliás, transcende qualquer outro tipo de navegação  , inclusive a navegação basiada em mouse e touchpad, por serem essas navegações mais superficiais se comparadas a navegação feita com teclado.
A navegação via teclado também não tem nada a ver com o quão mais rápido você consegue digitar e sim com conhecimento, note que a maioria dos técnicos e analistas são exímios digitadores, agora, pergunte a eles como se navega com o teclado por sobre os programas localizados na barra lateral do Gnome e você terá uma surpresa. 
Isto posto sigamos.

O Super + A

Tá aí um atalho simples amplamente utilizado por usuários do Gnome,  sua função é abrir a grade de aplicativos e poupar dois cliques com o mouse, um clique para abrir o panorama e o outro é o clique em todos os apps.


Apartir daí é só navegar entre os programas e pastas do panorama utilizando as teclas de setas, tudo muito simples e funcional, menos no Gnome 40.
Quando você digita o "Super + A", os programas são exibidos porém você só consegue clicar em um deles utilizando o mouse.


Um problemão para usuários de leitores de tela e demais situações que sua imaginação  for capaz de alcançar.
Tipo, e se você não tiver um mouse?
Se esse for o seu caso deixa eu te dar uma forcinha.

Control + Alt + Tab


Se você ficou tentando descobrir qual atalho de teclado poderia te fazer navegar pela barra lateral do Gnome e não achou referência alguma no Google, calma pois o atalho é o "Control + Alt + Tab".
Este é um atalho que tem duas funções diferentes dependendo de onde você estiver.
Estando na ária de trabalho este atalho vai te mover para a barra superior do Gnome.


Já ao precionar a tecla Super e entrar no panorama de atividades, este atalho vai te mover para a barra lateral.


Mas isto tudo baseado nas versões anteriores do Gnome porque na atual o comportamento é outro.
Quando pressionamos o "Control + Alt + Tab" no Gnome 40 ele abre todos os apps.


Loucura né?
O mais doido e que diferente do "Super + A", nesse caso nós podemos navegar pelos programas.
Em suma agora temos dois atalhos para um mesmo local e temos um local que ficou sem nenhum atalho.
Agora note o panorama de atividades, cada elemento encontra-se centralizado, você tem o campo de busca, abaixo deles as árias de trabalho, abaixo delas todos os apps e abaixo deles a barra lateral que agora é uma dock centralizada na parte inferior da Tela.
O "Super A, que acessava todos os programas, agora não acessa mais nada e o control alt Tab que acessava a barra lateral, agora só acessa os apps.
Dos dois atalhos que te levam para o mesmo local, um deles da o acesso parcial enquanto o outro não acessa coisa alguma.

Solução 

Então, a solução é simples, o super + a precisa voltar a abrir e navegar por todos os apps com as setas e o Control + Alt + Tab precisa voltar a acessar a dock do Gnome.
Só isso!
Aliás, porque não navegar com as setas pelas miniaturas das áreas de trabalho que ficam localizadas acima da sessão onde se encontra todos os apps?
Fica a dica!
Acompanhe no primeiro video a abordagem destas questões.

 

Com trol + super + setas 

Outra grande mudança no layout do Gnome está em sua alternância nas áreas de trabalho da interface, uma alternância que se dá atravéz da combinação das teclas Super + page up ou page down, a grande questão que fica é:
Se agora essas árias de trabalho rolam na horizontal, não seria mais lógico que as teclas seta esquerda e seta direita fossem utilizadas?


Imagino como fica a cabeça de quem vê a tela rolar para a esquerda ao se precionar a tecla page up, uma tecla que em tese deveria rolar alguma coisa para cima mas que está rolando esta mesma coisa para o lado.
Sem falar que as teclas de setas ficam posicionadas na linha inferior do teclado, na mesma linha em que encontramos o Control e o Super, já as teclas page up e page down ficam na linha superior, um malabarismo um tanto quanto forçoso apenas para se alternar entre janelas, não acham?  

Solução:

Novamente a solução para o problema é muito simples, basta   combinar as teclas control + super + (seta esquerda e seta direita) para alternar entre as áreas de trabalho.

Configurações 

O projeto Gnome vem investindo muito tempo em sua identidade visual, investindo muito tempo em sua aparência exterior e isto tem ocupado os caras a tal ponto de esquecerem que o interior também conta.
Não que não exista empenho por debaixo do capô, nada disso mas, e se houvesse nos atalhos uma mesma uniformidade que vem sendo proposta  na interface?
Um mesmo compromisso de otimização de uso não só aplicado a mouse e touchpad mas também o teclado, este periférico tão lembrado em alguns momentos e tão esquecido em outros pelo projeto Gnome.
Vocês já tentaram navegar pelas configurações do Gnome apenas com seu teclado? 



Acompanhem no vídeo o exemplo que dou entro o Tweak e as Configurações e percebam o caos em algo que também já deveria ter sido resolvido há muito tempo, desde o momento que o Gnome adotou este painel de configurações que a coisa por lá é bugada.


Solução

Navegar nas configurações do Gnome deveria ser uma tarefa tão simples quanto navegar pelas opções do Tweakqs ou pelas pastas no Nautilus , uma navegação simples, direta e otimizada e para tal só seria preciso aplicar a navegação das configs do Gnome o mesmo que já é aplicado no Tweaks.  

Conclusão 

Como dito no início desse texto, todas essas considerações são vasiadas na utilização do Fedora 34 beta em uma máquina virtual, também acho importante frisar que o Gnome 40 recém foi lançado, contudo  existem realmente alguns comportamentos que já vem de longa data e por essa rasão precisam ser lembrados.
De qualquer forma estamos falando de Gnome, Um projeto incrível, uma interface apaixonante que te permite fazer você mesmo as alterações que sugiro aqui nesse poust, bastando para isto se dirigir as configurações de teclado e lá personalizar os atalhos.
 
 Acompanhe o segundo video sobre o Gnome 40 abordando esses aspectos.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...