quarta-feira, 12 de abril de 2023

Odília: um novo leitor de telas no Linux


Descrição da imagem, ao fundo um castelo europeu, ao centro o nome odilia e abaixo a frase um novo leitor de telas para Linux, fim da descrição.
Odília um novo leitor de telas para Linux, arte, Neimar Borges da Silva, blog TTS SUPREMO

Temos um novo leitor de telas vindo por aí no Linux, o que é sem dúvidas uma excelente notícia, a seguir você confere o artigo escrito pelo Tânio Scherer e ao fim alguns links importantes como referência.

Odília: um novo leitor de telas no Linux

 

Em meados de 2022, me deparei com uma novidade bastante animadora para o cenário da acessibilidade em sistemas operacionais Linux, se trata do surgimento de um novo leitor de telas livre e de código aberto para a plataforma do pinguim.

Batizado de Odília, a proposta do leitor é trazer desempenho e estabilidade para os usuários, bem como alguns recursos que no momento da redação deste artigo não estão disponíveis no Orca, tais como um mecanismo de complementos que possibilite estender as funcionalidades do leitor, navegação por objetos, OCR para fazer o reconhecimento de texto em imagens e elementos inacessíveis, suporte à navegação usando gestos em uma tela touch screen, entre outros.

 O nome Odília faz referência à Santa Odília, padroeira católica da Alsácia e dos olhos, venerada como protetora dos doentes da visão e dos cegos. A história conta que no século VII o governador de Alsácia, a qual pertencia à Alemanha, desejava ter um filho homem para que fosse seu sucessor. Ao descobrir que seu primeiro herdeiro recém-nascido era uma menina cega, ele a rejeitou e o bebê foi entregue à um mosteiro. Certo dia, chegou naquele lugar um bispo dizendo que um anjo havia lhe dado a ordem de batizar uma menina que ali vivia, e assim foi feito. Ele a batizou com o nome de Odília, cujo significado é “Luz de Deus”, e a partir desse momento, Odília passou a enxergar. Você pode continuar lendo sobre a história da santa através do link em referência.

 O início do projeto deu-se em 2021 com a criação de um protótipo simples cuja finalidade era estudar e aprender mais sobre a estrutura de acessibilidade interna existente nos sistemas Linux, o AT-SPI. Passado algum tempo, já com mais domínio das ferramentas e com uma compreensão melhor dos desafios técnicos a encarar, começou-se então o desenvolvimento do novo leitor em 2022, partindo do zero e aproveitando todo o conhecimento adquirido anteriormente.

 Em março de 2023, chegou o primeiro lançamento do programa na versão 0.1. Isso é incrível por que, embora seja uma versão muito inicial e não esteja pronta para ser testada pelo público não especializado, mostra que o projeto está vivo e continua perseguindo o objetivo de melhorar o estado da acessibilidade nessa plataforma. De acordo com a nota de lançamento, já existem alguns recursos mínimos em funcionamento e existe a pretensão de lançar uma versão beta 0.2 até o final do ano.

 Neste momento, Odília já é capaz de ler páginas web, consegue interagir com programas gráficos construídos com GTK e QT e possui um mecanismo de entrada (comandos por mouse e teclado) genérico; voz e velocidade podem ser configuradas através do próprio speech-dispatcher, visto que o leitor ainda não possui uma maneira de fazer isso.

 Ainda há muitos recursos a serem desenvolvidos e estamos longe de receber uma versão 1.0, mas como está escrito no fim da nota: um passo de cada vez.

 Espero que o projeto do Odília seja capaz de reascender o fogo em torno das discussões que tratam de acessibilidade dentro da comunidade, que consiga atrair mais pessoas interessadas em contribuir com o aprimoramento desses recursos, que haja troca de experiências entre todos os projetos que juntos formam o A11Y e que esse lançamento seja um passo importante para que possamos ter mais opções de excelência em tecnologia assistiva, sendo desenvolvidas no mundo Linux.

 

Descrição da imagen, Tanio Sherer aparece da cintura para cima, cabelos curtos, pretos e crespos, é branco e está segurando uma gaita, fim da descrição
Tânio Scherer pertence ao time da cegueira total, é programador, usuário de Arch Linux e nas horas vagas ataca de gaiteiro.

 

 

Em breve live aqui.

 

Referencias:

Confira a nota:

Nota dos desenvolvedores

Conheça  e se possível contribua com o projeto acessando o link a seguir:

Projeto Odília 

Conheça um pouco mais sobre a santa Odília, que inspirou o nome do leitor:

Referência histórica 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...