sábado, 8 de outubro de 2022

Linux Mint Vanessa e Orca 42

Linux Mint Vanessa e Orca 42


Descrição da imagem, desktop do Mint, ao centro uma janela de terminal mostrando a versão atual do Orca, no canto superior direito minha facecam pequena e redonda, fim da descrição.
Linux Mint 21, arte Neimar Borges da Silva, blog tts supremo.


O Linux Mint 21 codinome, Vanessa, foi lançado oficialmente no dia 31 de julho de 2022, trazendo mais um longo tempo de suporte para usuários do sistema.
Esse meu pequeno bate-papo chega com um pouquinho de atraso, mas ta chegando, afinal de contas eu não poderia deixar de marcar esse lançamento, principalmente por ser o Mint, um dos poucos sistemas baseados em Linux, recomendáveis atualmente para usuários de leitores de tela do mundo Linux.
Caso você não saiba, o Ubuntu teve o lançamento de sua mais recente LTS nesse ano, o Ubuntu 22 04, codinome jellyfish e a primeira grande notícia é que o novo Linux mint chega também baseado nessa versão da Canonical.
Realmente uma grande vantagem, pois vamos ter aplicações atualizadas e bibliotecas e kernel igualmente renovados.
As análises dos canais especializados fizeram elogios ao baixo consumo de RAM e processador pelo sistema, característica que também pude confirmar nesses poucos meses de utilização.
Mas como fica o orca?
Da para uma pessoa com impedimentos visuais instalar o sistema?

Orca 42.


Se você já acompanha o TTS a mais tempo já deve ter assistido Ou lido os conteúdos relacionados ao lançamento do Gnome 42 e do Orca 42 respectivamente.
Pois bem!
O Ubuntu chegou ao mercado trazendo tanto o gnome quanto o orca 42 em sua LTS, logo, o Linux mint trás a mesma versão do leitor de telas.
Recomendo fortemente que você confira o conteúdo que já gerei esse ano sobre o assunto, mas quero acrescentar que ao não estarmos utilizando Gnome no Mint, a atualização do Orca realmente soa melhor.
Se o Gnome é ostil ao próprio leitor de telas, o Mate não, lidando melhor com a ferramenta, sendo necessário alguns poucos cuidados.
Ainda não está como foi outrora, mas já dá para substituir um Windows pirata por ele e assim aumentar a vida útil do seu hardware.
Pense nisso com carinho.
Agora você vai poder utilizar a voz do DeltaTalk também por aqui, outra novidade que chegou no orca e cuja utilização também já foi demonstrada no TTS.

Nível de acessibilidade.


Um dos grandes entraves da acessibilidade em Linux tem ultimamente sido o acesso aos instaladores utilizando leitores de tela, um problema que usuários de Debian e Archlinux definitivamente não tem.
O Ubuntu que já foi exemplo e referência, tem feito escolhas muito ruins para a inclusão e o Gnome também , principalmente no tocante aos leitores de tela, mas esses problemas, felizmente ainda não chegaram ao Mint.
Processo de instalação se mantém e é bem acessível aos amigos e amigas da cegueira total ou baixa visão.
Tudo que já foi mostrado aqui no canal se mantêm, bastando que você siga os vídeos de instalação que certamente você vai conseguir.

Aqui comigo, além do nível excelente de acessibilidade, o processo também foi muito ágil, levando bem pouco tempo para a conclusão de tudo.
No fim das contas, usuários de linux mint receberam um belo sistema, com todos os merecidos elogios feitos por aí, e o melhor de tudo, nos incluindo na festa.
Obviamente que nem tudo são flores.
Tenho muita coisa ainda para mostrar sobre Mint e mate, mas por hora temos bons motivos pra receber bem esse lançamento que já nem é mais tão lançamento assim.

Obrigado pela paciência de sempre, legal chegarmos juntos até aqui e não deixe de acompanhar o video mais recente sobre as configuraçoes do novo Mint que segue abaixo.
 
Obs:
 
Tem links suplementares abaixo do video.



Referencia do TTS:

Gnome 42: Link aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...