Nesta semana o TalkBack da Google atualizou chegando para todos os dispositivos suportados menos para os da coreana Samsung que já vem desenvolvendo o seu próprio TalkBack há alguns meses, uma quebra no padrão de leitura de telas que merece uma abordagem própria e que pretendo fazer em breve, por hora saiba que embora a versão do TalkBack da Samsung esteja na 13.2, a do Google agora meio que se iguala em relação ao TalkBack da parceira oriental mesmo que a americana esteja na 12 2.
Loucura né?
Pois é.
É essa coisa de mercado dando aquele bom e velho drible inclusive na turma das deficiências.
É esse jeitinho todo de ser e de incluir que só o mercado tem.
Deixando para traz
essas especificidades todas, vamos nos voltar para as novidades, que é o que realmente importa para nós.
Primeiramente separo aqui abaixo o relize extremamente econômico da versão do programa colhida direto da Play Store.
Novidades:
TalkBack 12.1:
• Transcrição automática de imagens sem marcadores, mas que contêm texto
• Navegação por janelas
Agora disponível no Wear OS
Acesso com interruptor 12.1:
• Interruptores da câmera
• Atalhos
• Controles de direção da leitura por ponto
Perceberam que se fala de imagens, textos e at[e de relógios inteligentes mas nada sobre verbosidade né?
Imagino que você percebeu também a diferença de versão aparecendo na loja, pois bem, sigamos em frente então.
Mudanças nos botões de volume
Você editava textos com as teclas de volume?
Se sentiu prejudicado com essa exclusão?
Teclas físicas são uteis para você ou se tratam apenas de um apego exagerado ao passado?
Até que ponto os comentários dos usuários insatisfeitos com esse recuso impactaram nessa exclusão?
Se você curte muito essa função saiba que ela ainda está presente na Samsung, ou pelo menos até a próxima atualização.
Sabe como é né, nunca se sabe.
Navegação por janelas
Bacana né?
O curioso é que agora no TalkBack do Google, em verbosidade, você pode desativar a informação sobre janelas e no TalkBack da Samsung, ainda não, alias essa possibilidade será comentada nesse mesmo conteúdo lá na frente e no vídeo.
Ainda partindo do mesmo exemplo acima, em dispositivos Samsung teremos um elemento a mais nessa alternância que seria a tela Edge, um recurso muito legal , que já apareceu aqui no TTS e que, acredite se quiser, é desativado inclusive por usuários sem deficiência visual.
Uma outra vantagem desse tipo de navegação é liberar mais jestos de atalho para fazer outras funções, aumentando assim, as opções para gestos do leitor.
Lembrando que estou tratando aqui de gestos, não vale pegar gestos, atalhos e funções, colocar tudo isso numa lista e tratar a coisa toda como sendo uma coisa só.
A informática é uma doideira não?
O que uns podem chamar de mais opções, outros podem chamar de bagunça.
É a vida, e viva a democracia.
Verbosidade
O que você acha que um leitor de telas deve te falar?
Olha que a pergunta é mais profunda do que parece ser, até por que, se tinha gente que considerava um defeito não poder controlar o volume do leitor enquanto editava textos e relatava isso como um defeito e não uma função, tem gente que considera informações demais um defeito e relata isso desse jeito na play store.
Já sei, já sei, você não se guia pelo que as pessoas dizem na play store, já sei que você e superior a elas e que você considera tudo o que é dito lá uma M, já vi gente falando isso nos grupos por ai, o grande problema é que essas pessoas superiores, ao não interagirem nesses grandes fórum sobre softwares que são as loginhas, não ajudam ninguém e por conseguinte as mudanças vem, porque quem desenvolve também usa as loginhas como um filtro.
O usuário convencional, ao avaliar um software, contribui com sua experiencia de uso, cabe a nós que sabemos um pouco mais contribuir também, ajudando com nosso conhecimento sob pena de ver as soluções que usamos piorarem por conta de nossa omissão.
Contudo ter o controle daquilo que o leitor nos fala é bem importante, ainda que seja um tanto quanto perigoso, senão vejamos:
Você é o pica e resolve desligar para sempre as dicas de uso de seu leitor, eis que você resolve então instalar um novo programa ou seu sistema simplesmente atualiza trazendo uma nova função e pronto, tá lá você perguntando mundo a fora como usar ou até mesmo falando mal da solução e tudo porque uma função fundamental para o conhecimento de novos recursos estava desativada por você mesmo.
Portanto agora vou tratar de verbosidade e recomendo muito cuidado com o que você vai desabilitar.
Mas espera aí Neimar, Verbosidade não constava nas listas de mudanças no relise da play store!
Então,, se você observou esse pequeno detalhe acompanhe comigo o video abaixo onde dou continuidade no assunto e depois siga no artigo para o encerramento e links finais.
Tendo você já percebido a importância com relação a verbosidade me diga uma coisa, e se seu leitor recebesse uma nova função e te dessem uma dica que te impedisse de conhece-la?
Pois então, como nós já vimos nesse artigo e no vídeo acima, uma das novas navegações do Talkback se relaciona diretamente com essa noção de verbalizar.
Agora imagine a nova navegação por janelas tendo a informação de qual janela você está sendo omitida porque você desativou essa informação em verbosidade?
Por isso é muito importante ter cuidados, principalmente frente a testes, atualizações e tudo que diga respeito a informações derivadas do uso de leitores de tela, sempre ao se conhecer um programa novo, procure verificar se o nível de verbosidade pode melhorar o acesso à ele.
Sempre que uma nova função sair, procure fazer todos os testes possíveis antes de reprovar ou aprovar seu uso, nossa opinião pode mudar o curso das coisas e então é bom que ela seja sempre paltada em boas práticas para que o curso das coisas sempre seja corrigido para melhor.
Obrigado pela paciência de sempre e até a próxima.
Veja o novo TalkBack do Google aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário