Recentemente publiquei no canal TTS Supremo um vídeo abordando uma função muito antiga, importante e bacana que o Ubuntu tinha dentre suas opções de instalação, digo tinha porque no momento em que eu publiquei o vídeo essa possibilidade de perda era só uma possibilidade mas agora, após o lançamento da nova LTS, essa possibilidade virou realidade.
Me refiro a uma opção de configuração de acessibilidade que foi excluída do holl de opções de instalação do sistema, essa possibilidade consistia de se poder escolher previamente o idioma e em seguida a opção de acessibilidade desejada, funcionava mais ou menos assim:
Ao inserir sua mídia de instalação, uma janela aparecia por um espaço bem curto de tempo, eis um exemplo extraído de uma instalação do Ubuntu Mate, mas que serve para ilustrar a função.
A partir desta janela era possível pressionar a tecla F2 e proceder com a escolha de idioma como se vê na imagem a seguir.
Com o idioma já devidamente configurado para o nosso PT-BR, a próxima janela aparecia e ela tinha dentre tantas outras opções de boot, uma configuração muito importante para nós pessoas com deficiências, um menu contendo uma lista de recursos de acessibilidade que eram acessados mediante o prescionamento da tecla F5
Em resumo, antes você só precisava inserir a mídia, dar F2 e
escolher o idioma, dar F5 e escolher seu recurso de preferência e pronto, o
sistema já iniciava funcional e acessível, mas agora acabou, ou pelo menos é o que parece.
No dia em que publico esse texto pude também encontrar outras portas fechadas para a inclusão digital no novo Ubuntu 22 04 LTS.
Aqui em meus testes o processo do leitor de telas era anulado ao se lidar com o instalador do sistema, uma barreira que as vezes encontramos por aí e que por vezes conseguimos superar com algumas manobras, mas que no Ubundtu 22 04 não funcionaram, ou seja, uma pessoa cega e experiente não irá conseguir instalar o sistema, pelo menos nesses primeiros dias.
Espero que pelo menos esse aspecto da instalação seja resolvido nas próximas semanas, por hora só nos resta lamentar e confiar que um projeto que foi tão importante para a inclusão digital de pessoas cegas no passado não fique muito tempo sem perceber o grande erro que está cometendo.
Em breve vou demonstrar minhas primeiras impressões de acessibilidade do novo Ubuntu lá no canal, por hora fiquem com o vídeo onde mostro a função descrita no início desse artigo, obrigado pela paciência de sempre, não deixem de acompanhar o TTS para se atualizar sobre a acessibilidade no Ubuntu e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário