Assistindo a mais um excelente video do Diolinux sobre games, me deparei com uma dica que me deixou muito curioso, tratava-se de um cliente alternativo para a Epic games, visto que, a loja ainda não teria um cliente nativo para jogadores no Linux.
Sinceramente o que me fez ter vontade de testar o programa foi o fato de ter brasileiro metido no meio, aliás, tem muito brazuca bom de briga dentro do mundo livre e Open Source, ajudando e fazendo muitas coisas incríveis mundo a fora.
Ser para Linux, open source e com brasileiro não deu outra, cheguei em casa, entrei na rede e testei a acessibilidade da ferramenta e para minha grata surpresa os momentos iniciais da Heroic Games foram incríveis.
Acessibilidade
Eu costumo dizer que se alguém quiser saber se seu trabalho é bom, o submeta aos padrões de segurança e acessibilidade que se tudo correr bem você vaí estar de parabéns, um princípio que serve tanto para o mundo real quanto para o virtual.
Pois bem, esses padrões também estão presentes no Linux assim como em qualquer outro sistema operacional, sao normas e condutas que quando bem observadas vão fazer do seu softwere um lugar melhor para se estar.
As vezes o desenvolvedor nem está com o foco nesses padrões mas por ter feito um bom trabalho, esses padrões acabam sendo respeitados, quer dizer, talvez os caras nem estivessem pensando em pessoas com deficiências mas por terem feito um programa legível, elas acabaram sendo incluídas.
Cegueira total
Cegos utilizam leitores de tela, um tipo de ferramenta de acessibilidade que depende muito da utilização de teclado e de boas descrições para ser o mais fiel possível em suas ações frente ao seu usuário, ou seja, se o teclado não segue um fluxo lógico o usuário se perde, se uma imagem não tem descrição o usuário não sabe o que está lá.
quando testamos programas em Linux nós utilizamos o Orca, leitor de telas que vai lidar com os objetos de acordo com o modo em que as coisas forem apresentadas a ele, igualzinho a qualquer outro leitor de telas existente em qualquer outra plataforma, nem mais nem menos que isso.
Geralmente quando um softwere vai mal com algum leitor de telas, isso pode ser um forte indício de que é o softwere que não está bem e não o leitor.
Lembrando que, geralmente não é sempre e que cada caso é um caso.
Nesse sentido o Heroic Games Launcher se saiu muito bem nesses primeiros momentos de uso, com algumas poucas ressalvas no quesito "descrição de imagem".
Baixa visão
Um outro aspecto das deficiências visuais é a da galera da baixa visão, a turma que costuma enxergar sem ver e ver sem enxergar muito bem.. Pessoas que por vezes se confundem em função das peças que sua baixa visão costuma lhes pregar, a ponto inclusive, de não conseguisse Decidir sobre qual recurso de acessibilidade utilizar em um determinado momento e às vezes até ao mesmo tempo.
O que se segue no video abaixo são as primeiras impressões de acessibilidade da Heroic Games Launcher e se me permitem o spoiler, SÃO AS MELHORES POSSIVEIS, confiram e depois sigam no blog para a instalação.
Instalação
Agora vamos instalar com base no que diz o GitHub dos caras.
Debian, Ubuntu e derivados.
64 Bits.
Download do heroic_x.x.x_amd64.deb
from the Releases section
sudo dpkg -i heroic_x.x.x_amd64.deb
Vamos adicionar o repositorio para atualização do programa.
sudo add-apt-repository -y ppa:apt-fast/stable
sudo apt install -y apt-fast
apt-fast install -y heroic
Você também pode pegar o executável do meu drive mas não esqueça que ele corresponde a data dessa postagem, para versoes mais atuais entre na pagina do projeto no github para pegar o deb mais recente ou qualquer outro formato baseado na distribuição que você utiliza.
Baixe do meu drive
aqui
Baixe do GitHub do projeto
aqui
Link da pagina de atualização que mostro no video aqui
Obrigado pela paciência de sempre e até...
Nenhum comentário:
Postar um comentário