segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Este é o novo Windows 11


No dia 29 de Julho de 2015 a Microsoft lançava o Windows 10, um sistema operacional que procurava juntar o melhor de dois mundos, a praticidade de uso do Windows 7 e as inovações propostas no Windows 8.
Era um momento também de trazer ainda mais inovações como a possibilidade de iniciar uma tarefa no computador e terminar no smartphone e vice versa, o Windows phone ainda era uma promessa e a possibilidade de acessibilidade com ele era muito promissora.
O caso é que em 2015 o Windows 10 era trazido ao mundo sem que houvesse nele funções plenas de acessibilidade, ainda não era possível a instalação dele por uma pessoa cega e nem seu simples e eficiente cliente de email era acessível aos leitores de tela.
Esses erros foram sendo corrigidos a medida em que o sistema foi amadurecendo e se modificando para se adaptar as novas tendências e caminhos escolhidos pela empresa até chegarmos aos dias atuais.
Hoje vemos uma Microsoft mais aberta e focada em nuvem, vemos também a empresa de Albuquerque cada vez mais Linux, o que a propósito  é muito bom, apesar de algumas ressalvas que um dia vou abordar.
Todas essas especificidades passaram por aqui, de um jeito ou de outro, tanto no canal quanto no blog, procurei sempre mostrar todas essas mudanças pelas quais a acessibilidade passou no S O da Microsoft.
Um trabalho ao qual ainda restaram alguns artigos e playlists que um dia vão ser resumidas com uma melhor qualidade, enquanto esse resumo não chega, sigamos.
Ocorre que diferente de todos os sistemas lançados anteriormente pela Microsoft, o Windows 11 nasce acessível, desde o momento de sua instalação, passando por suas configurações iniciais e chegando por fim ao  seu uso propriamente dito, em todos esses momentos o Windows 11 é totalmente e e completamente acessível, o que sem duvidas torna esse lançamento, um marco histórico para a acessibilidade digital.
É realmente lamentável que uma empresa tão importante quanto esta, tenha levado tantos anos para fazer isso mas em fim podemos hoje afirmar que temos acessibilidade no Windows, ela veio depois dos Macs e depois do Linux mas veio e isso precisa ser enfatizado.
Hoje a galera do time da cegueira total pode fazer uma instalação do zero com um nível de independência nunca antes possíveis e desde o lançamento do sistema, ficando os empecilhos a cargo das questões gerais e não mais dos níveis de acessibilidade, ou seja, se houver algum motivo que te impossibilite de instalar o sistema não será em função de sua deficiência mas sim em função de algum outro quesito ao qual todo e qualquer outro usuário esteja sujeito.
Legal né?
Dá-se a isso o nome de  inclusão.
Obviamente que o novo Windows veio trazendo consigo muitas polêmicas, porem, esse artigo está focando no fato histórico, qual seja, o marco na acessibilidade, aqui mesmo nesse blog eu já tratei dessas questões mais mercadológicas em um artigo que pode ser lido aqui.  
Hoje estamos vivendo um momento diferente na Historia da relação da Microsoft com seus clientes com deficiências,  uma historia que deu um salto qualitativo nos últimos  anos e que precisa ser levada em conta, não que as coisas estejam uma maravilha por aqui mas estão melhores e poderão melhorar ainda mais com o nosso maior envolvimento.
Está na hora de aprendermos a utilizar a nova loja e comentar nos APPs que  usamos, está na hora de começar  a cultivar o bom habito de dar feedback no sistema e principalmente está na hora de cultivarmos o bom hábito de nos informarmos melhor com relação ao que colocamos para dentro de nossas maquinas.
Inclusive aproveite para levar essas boas praticas não só para os demais sistemas que você  utiliza mas também para sua vida como um todo, fica a dica.
E Para que você já vá se habituando com os novos comandos do Windows 11, tomei a liberdade de fazer um breve apanhado com os principais atalhos do novo S O.
Confira:
 
Windows + W = Widget.
Windows + C = chat.
Windows + A = Central de controle.
Windows + E = Windows Explorer.
Windows + S = Pesquisa.
Windows + N = Notificações.
Windows + V = Ária de transferência.
Windows + Ponto final = Emoges.
Windows+ Z = Organiza snaps.
Windows + I = Configurações.
Windows + Tab = Visão de tarefas.
Control  + Windows + d = Nova ária de trabalho virtual.
Control + Windows + F4 = Fechar todas as árias de trabalho virtuais.
Control + Windows + Setas = Alternar entre as árias de trabalho virtuais.
 
 Esses atalhos certamente vão te proporcionar um excelente ponto de partida para iniciar sua saga pessoal no novo sistema pois com eles você   vai poder acessar o novo painel de controle, o novo Iniciar e a nova barra de tarefas, além do que, esses novos atalhos vão te ajudar a descobrir os novos recursos de widgets e acesso rápido.
As  notificações e a nova loja também já foram objeto de nossa atenção aqui no TTS, encontrando programas muito populares em nosso meio e que agora estão com seu acesso facilitado, estando há um clique de instalação de nós.
E falando em acesso facilitado, a sessão de acessibilidade, que tinha até então o nome, "facilidade de acesso" agora se chama somente  "Acessibilidade".
Um sinal de que finalmente nossa vanguarda foi ouvida  fazendo com que a Microsoft colocasse um fim nesse longo e gigantesco equívoco capacitista.


Tenho acompanhado o Windows 11 desde sua beta e você  pode seguir o conteúdo desta playlist clicando aqui.
 
Na página da Microsoft você  pode conferir as ferramentas que vão te permitir ter acesso ao novo sistema.

Acompanhe agora o vídeo sobre o lançamento do Windows 11 com suas novidades, novas ferramentas, atalhos, instalação  e etc.
Confiram, mil desculpas pelo atraso e até mais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...