quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Novos rumos no android 4



Reproduzirei alguns artigos que vi na rede tratando sobre melhorias no sistema do Google :
Primeiramente o relato feito por Domingos Ferreira  no site  tecnovisão
Esta semana aventurei-me a experimentar uma Tablet com o android 4.0 instalado. Devo confessar que a minha primeira impressão, foi bastante boa. E, embora tenha enfrentado alguns problemas para por o TalkBack (leitor de tela para o android) a funcionar, com a ajuda de um olho amigo, lá consegui que a rapariga falasse comigo. Fiquei ainda mais surpreso, enquanto explorava o aparelho, que este já trazia suporte para o ecrã táctil, explicando melhor, a versão 4 do android já permite a leitura dos itens da tela, bastando para isso, mover o dedo por cima dos itens. Embora não tenha encontrado comandos para percorrer os elementos do ecrã (conforme acontece com o VoiceOver), é uma melhoria em relação a outras versões anteriores do sistema operativo. Também não consegui que este recurso funcionasse muito bem, mas creio ter sido por causa da qualidade da tela, e não por outras limitações, pelo que optei por continuar a utilizar um teclado externo para continuar a exploração do aparelho. As operações de configuração executadas dentro do aparelho, funcionaram a contento, desde associação de contas, configuração de rede e bluetooth, até à instalação de aplicações. Já na utilização das aplicações, a experiência não foi tão boa, embora tenha que reconhecer, não experimentei todas as variantes das aplicações que instalei. Para poder fazer uma pequena comparação, instalei algumas aplicações de streaming de TV, nomeadamente a RTP1 e a TVI, que também tenho instalado no iPad. E, daquilo que pude constatar, enquanto na versão para o sistema iOS as aplicações são pelo menos usáveis com alguma acessibilidade, no android, foi um desapontamento total. Pode ser que seja falta de experiência minha, mas o que é certo é que, com as mesmas aplicações, no sistema iOS, consegui que elas trabalhassem com alguma facilidade e sem necessitar de ajuda externa. Mas creio que no caso das aplicações, o problema seja dos desenvolvedores, que para o sistema da Apple tem mais cuidado, já que para este sistema os controles são mais apertados dos que aqueles que são para o sistema da Google. Outra aplicação que experimentei foi o leitor de livros epub. Nesta aplicação, também não obtive grandes resultados, uma vez que os controles da aplicação eram lidos, mas os conteúdos dos livros não. Testei os mesmos livros no iPad, e neste dispositivo consegui ler com os comandos normais para a leitura. Não sei se existe algum comando para conseguir ler os livros, já que também não encontrei informação útil na Internet sobre a matéria. Na minha opinião, esta é uma grande falha do android, pois qualquer informação é tão dispersa que se torna quase impraticável procurar alguma informação útil relativa à acessibilidade.
Vejamos agora algumas vantagens e desvantagens que encontrei no sistema.
Vantagens:
.Diversidade – existe uma panóplia de dispositivos com este sistema operativo, o que dá para qualquer bolso e gosto. Tendo sempre em conta que nem todos os dispositivos tem a opção de acessibilidade, pelo que é melhor garantir essa opção primeiro, para não ter desgostos depois.
.Aplicações – Embora as que eu testei, não tenham tido grande resultado, nada indica que outras aplicações não possam ter desempenho melhor. Devido à facilidade de publicação de aplicações, existem muitas versões para diversos efeitos e na sua maior parte gratuitas.
Desvantagens:
.Informação – Todo o tipo de informação relativa à acessibilidade é bastante escassa, ficando-se pela ativação do leitor de tela e pouco mais.
.Comando – Até pode ser que existam, mas notei a falta de comandos para percorrer o ecrã, ativação de itens, mudar de página, etc., tal como existem no sistema concorrente da Apple.
.Idioma – Embora o sistema operativo se possa pôrem português, falta um sintetizador nativo para o efeito, tendo o utilizador que utilizar um sintetizador noutro idioma, ou comprar uma voz em português.
.Uniformidade – devido ao facto de ser um sistema aberto com uma multitude de fabricantes, nunca sabemos o que podemos esperar de cada distribuição.
Em resumo, considerei o sistema bastante prometedor e com bastante potencial, pecando pela falta de informação específica. Mas para quem se queira limitar à utilização básica de navegação na Internet, leitura/envio de emails, SMS ou telefone, parece uma opção bastante acertada. Para quem queira ou necessite de fazer algumas coisas mais de forma simples, não aconselho. Pode ser que no futuro as coisas mudem, mas com o cenário atual, fica complicado. Existem muitas distribuições, algumas com acessibilidade outras não, as atualizações nem sempre acontecem, basta ver que quem tenha comprado um dispositivo android na mesma altura do que quem comprou um iPhone 3GS, não poderá quase de certeza atualizar para a versão 4.0 (a menos que ponha mãos ao trabalho e compile o seu próprio firmware) e o cliente da Apple continua a poder instalar a mais recente das atualizações do sistema operativo. São as vantagens e desvantagens de utilizar um sistema aberto e desregulado, frente a um ambiente proprietário onde se pode regular tudo e mais alguma coisa.

No site total acesso

 Antes de mais nada, devo agradecer ao Jeferson e ao Felipe Por terem me fornecido seus smartphones para que eu pudesse realizar os testes necessários para este post.
.
Embora muito conhecido do público geral, o sistema Android nunca fez muito sucesso entre as pessoas que dependem de tecnologias assistivas.

E mesmo com a preocupação da Google em integrar um leitor de tela e um sistema de vibrações para deficiêntes auditivos, o sistema não se mostrava efetivo nesse quezito.
Entretanto, parece que isso foi corrigido no Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

Mudanças No Sistema Android

Nessa verção parece que a Google se deu conta do imenso mercado a ser explorado dentre pessoas que dependam de tecnologias assistivas.

Em relação a acessibilidade, quase todo Android foi remodelado para atender as necessidades de todos os tipos de pessoas, e de forma bem mais simples.

Leitor de tela e Recurso de Voz

O Talkback , antigo projeto independente de leitor de telas e agora pertencente a Google, trás consigo a maior modificação do Android.

Todos os gestos foram remodelados, o tempo e a forma de resposta a comandos melhorou, e foram adicionadas novas funcionalidades.
Para princípio de tudo , o comando de ativação foi simplificado. Basta desenhar um retângulo abrangendo toda a tela do seu smartphone, e o Talkback sera ativado imediatamente.
A qualidade e a velocidade da voz Sapi também foram melhoradas. A resposta do sistema ocorre quase que em tempo real.

Além disso, o teclado virtual foi corrigido , para que se possa digitar mais rapidamente sem qualquer problema ou preocupação.
Outro ponto interessante é o sistema de reconhecimento de comandos por voz.
O sistema se mostrou o mais preciso que eu já testei até hoje. Dos 20 comandos que eu testei, todos foram imediatamente executados.
Além disso, agora o sistema tem total suporte ao português brasileiro, além de outras 23 línguas incluindo Italiano, Espanhol e Japonês.

Com o novo sistema de reconhecimento de voz, é possível interagir com absolutamente tudo o que é nativo do Android . Isso inclue enviar e-mails e SMS, gerenciar funções básicas e avançadas, executar programas, fazer ligações , e muito mais.

Sistema de Fonte e Zoom

Eis que o Ice Cream Sandwich corrigiu o maior problema do Android até então, o aumento de fonte e zoom.
Agora , além de redimencionar todo o conteúdo exibido na tela automaticamente, é possível aumentar apenas uma área específica dando 2 toques, espandir ainda mais as áreas ampliadas, dentre outras coisinhas.

Sistema de Vibração

A Google parece não ter se esquecido de seus usuários portadores de deficiência auditiva.
O Android 4.0 vem agora com um sistema de vibração dinâmico, o qual pode-se alterar e inclusive ampliar. Isso teoricamente ajuda pessoas surdas a receberem alertas .
O teoricamente se deve ao fato de que como eu não sou surdo, não sei até que ponto isso de fato é efetivo

Acessibilidade Geral

Não bastasse toda a remodelagem de seu sistema, a Google quer trazer para esta luta também todos os seus desenvolvedores.
Para tal, criou-se uma série de padrões que deverão ser seguidos para que um aplicativo seja aceito na Android Market.
Caso queira maiores informações sobre isto, favor acessar a página para desenvolvedores do Android clickando Aqui

Probleminhas ;

Em meus testes tive acesso a 2 aparelhos diferentes, sendo um o novo Nexus ou Galaxy X, e o outro o
Motorola Droid Pro.
Acontece que como ambos foram projetados em épocas diferentes e com públicos e objetivos diferentes, o comportamento não foi o mesmo nos 2 aparelhos, embora estivessem rodando o mesmo sistema.
Enquanto no Galaxy Nexus eu tive 100 % de sucesso nos testes, no Droid Pro essa média caiu para mais ou menos 60 %.
Isso pode ser um problema, principalmente se levarmos em conta a grande quantidade de aparelhos que rodam o sistema Android disponíveis no mercado.
De qualquer forma, a Google disponibiliza “OU TENTA ” uma Página na qual são listados todos os smartphones que suportam adequadamente os recursos de acessibilidade.

Conclusão

Minha primeira experiência com o Android não foi nada agradável. Me parecia um daqueles aparelhos cheios de coisinhas e que ninguém sabia de fato como usar.

A acessibilidade então, nem se fala.
Mas , nos testes que fiz fiquei muito feliz ao ver o que de fato vem sendo feito.

Acho digno de se dizer inclusive, que em sua verção 4.0 o Android me proporciona a mesma acessibilidade que o IOS, com a vantagem de ter comandos mais intuitivos.
Assim sendo, acho que o Android merece um espacinho em seu coração na hora de escolher seu próximo smartphone.
Caso ainda tenha restado alguma dúvida, você pode acessar a Página sobre acessibilidade do Android .

Em breve postarei aqui no blog meus testes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...