Videogames, já joguei todo o tipo de console já criado pelo o homem, ou pelo menos a maioria que chegou aqui pro Brasil, e na boa, foi uma das grandes sacadas desse século, já joguei Atari, o meu primeiro, lá no meio dos 80 quando eu ainda era um menino , depois na adolescência , gastava boa parte da grana do meu primeiro emprego em fichas de fliperama , era demais !
Não da pra lembrar-se desta fase sem um pouco de romantismo , no entanto , não me com fundam com esses caras que vivem dizendo que na sua época é que as coisas eram bacanas , minha época é o presente , minha vida é o agora , e é sobre o hoje que quero falar .
Com minha visão despencando lomba abaixo, ano apos ano, e pra não deixar de cultivar este habito tão antigo, passei a procurar algumas formas alternativas para poder continuar jogando ; E encontrei !
Os games acessíveis, são a grande iniciativa atualmente para proporcionar aos deficientes visuais, a mesma experiência obtida pelas demais pessoas na hora de fazer rolar uma boa sessão de jogatina em videogames.
Uma destas iniciativas são os jogos em modo texto, os MUDs (Multi User Dungeon),os jogos são descritivos e seus com troles são via comandos de texto
Outra possibilidade são os audiogames, e como o próprio nome já diz , tudo nos jogos gira em torno do áudio .
O grande problema é que ainda não ouve nenhuma iniciativa digna de nota por parte dos grandes fabricantes , e não estou me referindo aqui a produtos específicos para cegos , refiro-me sim , a jogos idealizados para serem jogados por todos .
Sei que num primeiro momento este tipo de idéia pode parecer ingênuo para muitos mais não é , como não é ingênuo descobrir , na queda de uma maçã , as leis que regem o universo .
Vejo na idealização dos jogos acessíveis como uma espécie de composição artística onde o autor , no intuito de ilimitar o limitável , exprimir o inexprimível , supera-se a si mesmo
Agora vejam só vocês , se não faltam idéias , se a tecnologia para tal feito já existe e se tem publico , por que não acontece nada no mercado formal de jogos ?
Pois bem , eu vou lhes dizer por que , porque o sistema capitalista é um monstro frio sem sentimentos , que gela so com a possibilidade de não lucrar e que não se comove com o menino cego ,que estimulado pelos eletrônicos e alucinantes sons dos jogos , fica excluído deles e louco pra jogar também .
Alguém por ai pode se levantar e dizer que pode ser uma questão de orçamento , mais francamente , os orçamentos milionários de tantos títulos e a importância financeira dos games no mercado, inviabilizam esta hipótese .
Gostaria de finalizar dizendo que iniciei este artigo fazendo uma afirmação equivocada , Não joguei todos os tipos de games eletrônicos, os jogos inclusivos ainda não estão na minha lista e talvez ainda demorem um pouco para estar
Nenhum comentário:
Postar um comentário